O Brasil é ou não é surreal?
Imagem de: www.slon.pics / Freepik
CRISE DA VENEZUELA - Com o passar dos dias, três coisas ficam certas na situação Venezuelana: 1. Maduro perdeu e perdeu feio; se não houvesse perdido, as atas eleitorais estariam aí para todo mundo ver; 2. As atas não vão aparecer e, se aparecerem, serão fajutas. Afinal nada justifica tamanha demora, exceto o afã de fazer uma falsificação convincente; 3. O prometido "banho de sangue" de Maduro não era apenas fanfarronice. Era uma ameaça real que está sendo cumprida. As pessoas estão sendo mortas, presas ilegalmente, pereguidas. Enquanto isso, o governo brasileiro segue numa postura tímida, provavelmente porque teme desagradar o PT. A postura brasileira até se justificaria se houvesse uma real - mesmo que pequena - chance de negociação. Maduro não negociará nada. É um ditador endossado por ditadores.
EMBAIXADOR EXPULSO - O regime autoritário de Ortega expulsou o Embaixador brasileiro em Manágua, Breno da Costa. Motivo: ele não participou das comemorações oficiais aos 45 anos da revolução sandinista. Lula então, alegando reciprocidade, expulsou a Embaixadora nicaraguense, Fúlvia Patrícia Castro Matu. Lula sempre foi frouxo com todos os abusos cometidos por Daniel Ortega e só consegue agir motivado pelo "princípio da reciprocidade". Assim como com relação a Maduro, Lula devia ter condenado há muito a tirania de Ortega. É o mínimo que se espera de alguém que se apregoa defensor da democracia.
BRASIL NAS OLIMPÍADAS - Embora não seja mais provável que o Brasil possa repetir a bela campanha em Tóquio ( 21 medalhas, 7 de ouro ), ainda assim estamos fazendo bonito. Rebeca tornou-se a maior atleta olímpica do Brasil, tivemos medalhas na marcha atlética, no boxe e no Tae-kwon-do. O futebol feminino surpreendeu vencendo a Espanha com uma raça inacreditável. E ainda temos algumas boas expectativas com a dupla feminina de vôlei de praia, com Isaquias Queiroz e com Alison dos Santos.
FOTO HISTÓRICA - Depois de uma foto sensacional em que Medina voa sobre oceano ainda ligado à sua prancha, a olimpíada de Paris rendeu mais uma foto histórica. Na premiação de Rebeca Andrade pelo ouro no solo da ginástica olímpica, as americanas Simone Biles e Jordan Chiles curvaram-se em reverência à brasileira. Foi a maior atleta da ginástica olímpica de todos os tempos reverenciando a maior atleta brasileira de todos os tempos. As duas mostraram que é possível competir em altíssimo nível sem desejar o mal para suas rivais. Uma lição que a russa Amina Abakarova ( 43 anos ), campeã de xadrez, jamais aprendeu. Ela foi surpreendida por câmeras espalhando mercúrio sobre as peças que seriam utilizadas pela sua adversária, Umayganat Osmanova. Abakarova foi suspensa e vai responder criminalmente.
PRIMEIRO DEBATE - Nove candidatos a Prefeito de Curitiba participaram do primeiro debate desta campanha. Como já é tradicional, o debate se deu na rede Band. Participaram do debate Eduardo Pimentel ( PSD ), Luciano Ducci ( PSB ), Ney Leprevost ( União Brasil ), Roberto Requião ( Mobiliza ), Maria Victoria ( PP ), Cristina Graeml ( PMB ), Luizão Goulart ( Solidariedade ), Andrea Caldas ( PSol ) e Samuel de Mattos ( PSTU ). A campanha está lançada...
Comments