O Brasil é ou não é surreal?
Imagem de: www.slon.pics / Freepik
VERGONHA DA ESQUERDA - O PT mostra sua cara e assina o documento do Foro de São Paulo que reconhece a vitória de Nicolás Maduro na Venezuela, mesmo com todas as evidências, ou melhor dizendo, certezas, de que sua vitória é uma fraude. A decisão é tão insólita que divide o partido, com várias lideranças lamentando a decisão ( que vem de Gleisi e da cúpula radical ). Vale lembrar que até mesmo Lula condicionou o reconhecimento à divulgação das atas eleitorais, coisa que as autoridades eleitorais venezuelanas, por razões óbvias, recusam-se a fazer. Um deputado petista disse que a decisão é um equívoco, porque a "democracia sempre foi um valor da esquerda". Engana-se caro deputado. A democracia é um valor dos democratas, sejam de direita ou de esquerda. Radicais de esquerda ou de direita, pelo contrário, comungam no apreço ao autoritarismo.
VERGONHA DA DIREITA - Eleitores moderados estão escandalizados com a postura extremista da candidata à Prefeitura de Curitiba, Cristina Graeml. Desconsiderando seu apreço pelo capitão ( o que, sinceramente, desvaloriza qualquer pessoa que preze valores como democracia, trabalho e educação ), Cristina afirmou que deseja ouvir as ideias de Pablo Marçal para orientar sua futura administração. Sério, candidata!? Qualquer pessoa que acompanhou o desempenho de Pablo Marçal no primeiro turno em São Paulo percebeu que ele tem tudo, menos boas ideias. Posteriormente, disse que vai implementar a passagem de ônibus por quilômetro rodado ( medida que evidentemente castiga os mais pobres, que vivem na periferia ). Questionada sobre esta questão, afirmou que se trata de uma opção da pessoa residir na periferia. Esta insólita declaração - que gerou memes em que Graeml vira um Gremlin se encosta num pobre - prejudicou sua campanha, forçando declarações para desdizer o que foi dito. Mas a maior pérola é a indicação de Raíssa Soares, conhecida como doutora cloroquina, como sua futura Secretária da Saúde. Enquanto Secretária da Saúde de Porto Seguro, a doutora cloroquina contestou a vacina, as medidas de isolamento e claro, recomendou tratamento contra Covid com cloroquina e ivermectina. Nada santa ignorância!
VERGONHA DA ESQUERDA - Quando foi indicada como Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima foi muito festejada. Consideravam-na um quadro técnico e competente. Em vias de completar dois anos no cargo, a percepção é muito diferente. Seja o que foi que orientou seu trabalho na Fundação Oswaldo Cruz, perdeu-se completamente. O Ministério da Saúde afunda vergonhosamente numa gestão incompetente. Enquanto os índices de vacinação caem em todo país ( o que é lamentável num país que já foi exemplo mundial nesta área ), o Ministério da Saúde é incapaz de promover campanhas públicas nacionais para conscientizar ( ou reconscientizar os desinformados das redes sociais ) a população sobre a importância e valor da vacinação. Antigamente, os dias nacionais de vacinação eram precedidos por forte campanha em rádio e televisão, com autoridades e celebridades fazendo fila para oferecer o braço à seringa. Hoje os índices de vacinação apontam para o possível retorno de doenças já erradicadas, ante o olhar complacente e inerte da Ministra. Pra piorar, centenas de municípios por todo Brasil estão se queixando da falta de vacinas. Falta vacina contra Covid, contra meningite, contra varicela e contra a hepatite. Falta a tetraviral e a DTP. Uma vergonha completamente injustificável. Mesmo quando dá explicações à imprensa, Nísia aparenta uma absoluta falta de energia. Talvez seja mesmo a hora de uma mudança no Ministério da Saúde, mas não para contemplar os interesses do centrão e sim para recolocar a saúde nos eixos com uma direção técnica, forte e competente.
VERGONHA DA DIREITA - Continuam as articulações no Congresso Nacional para anistiar os participantes do 8 de janeiro. A medida, além de ser um péssimo exemplo e um incentivo a golpes no futuro, tem a clara intenção de proteger quem ainda não respondeu por seus atos: empresários, políticos e o próprio Bolsonaro. Até agora só estão presos os peixes pequenos, mas a direita preocupa-se em proteger os poderosos. Pior ainda é a tentativa - anunciada pelo Presidente do PL, Valdemar Costa Neto - de anistiar Bolsonaro para permitir sua candidatura à Presidência em 2026. Afirma que esta pauta está na mesa de negociações para as eleições à Presidência da Câmara e do Senado. Seria a confirmação de que nada é sério neste país e que os poderosos conseguem esquivar-se às consequências de seus atos.
Comments