top of page

UM GRANDE CONCERTO...


Fruto de um grande projeto.


Olga Kiun em imagem de catraca livre


Em apresentação na Capela Santa Maria na última quinta-feira encerrou-se a temporada 2023 do projeto Bravíssimo Concertos. Embora de curta existência, o projeto Bravíssimo Concertos já pode ser considerado um case de sucesso. Afinal, do seu início em 2019 na cidade de Medianeira/PR ao muito bem sucedido concerto de encerramento desta quinta-feira muito foi realizado. Inúmeros concertos levaram a música clássica a plateias que nunca tiveram acesso a ela, ao mesmo tempo que professores possibilitavam o contato/ensino da música a alunos de escolas da rede pública.


Este projeto de descentralização e democratização da cultura somente é possível graças ao apoio de um grupo representativo de empresas, de modo que todas iniciativas do projeto são gratuitas. Muitos alunos foram formados, alguns deles tornando-se virtuoses premiados.


O concerto de encerramento foi um belo exemplo de como o projeto funciona: uma professora renomada apresentou-se com seu melhor aluno. A professora é a russa Olga Kiun, formada no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, uma pianista consagrada internacionalmente que veio radicar-se em Curitiba. O aluno é Inácio Wildt, de apenas 11 anos, muito jovem mas extremamente talentoso.



Inácio Wildt em imagem de youtube


Ambos deliciaram a plateia com apresentações em quatro mãos e apresentações solo. No programa, obras de Mozart, Schubert, Brahms, Grieg, Chopin, entre outros. Particularmente, não consegui decidir se fiquei mais impressionado com a juventude do aluno ou com a longevidade da professora ( Olga deve estar na faixa dos 75 anos de idade ). Inácio interpretou a Fantasia Improviso em Dó Sustenido Menor, nº 4, Opus 66 de Chopin, uma obra de altíssima exigência técnica. Por outro lado, as interpretações de Olga são emocionantes e de tirar o fôlego.


Uma noite memorável, provando que iniciativas simples podem trazer resultados realmente impressionantes. Aproximar a música clássica do povo, formar alunos e levar educação musical às escolas públicas... um projeto para realmente merecer aplausos.



Comentarios


bottom of page