top of page

QUEM ENFRENTARÁ CARLSEN?

Yekaterinburgo, Rússia - 19 de abril de 2021.

Imagem de Phil Shaw por Pixabay


Para quem gosta de xadrez a grande notícia é o retorno do torneio de candidatos. Na próxima segunda-feira ( 19 ) o grande torneio cujo objetivo é definir o desafiante de Magnus Carlsen ( Noruega ) será retomado. A disputa foi interrompida, ao final do primeiro turno, por conta da pandemia, há quase um ano atrás. Na ocasião, lideravam o torneio o francês Maxim Vachier-Lagrave e o russo Ian Nepomniachtchi.


O torneio é disputado pelos oito melhores jogadores de xadrez, sem considerar o atual campeão, naturalmente. A fórmula é muito simples: todos se enfrentam em turno e returno. Aquele que somar mais pontos terá o direito de desafiar o campeão Magnus Carlsen, que precisa defender o título a cada dois anos.


Como o torneio foi interrompido em sua metade, permanecem as mesmas regras, com o empate, aos moldes tradicionais, valendo meio ponto. Mas a FIDE alterou as regras do xadrez, abolindo definitivamente o empate, que antes se dava por acordo dos jogadores, por repetição de movimentos ou por afogamento. As alterações, ainda que tenham desagradado alguns, trarão mais emoção às disputas de alto nível, onde o empate virava rotina. As partidas podem virar uma espécie de blitz, com o tempo sendo determinante para o resultado. Mas isso para disputas futuras...


Atualmente, a classificação do torneio está assim:


MVL ( França ) - 4,5

Nepomniachthi ( Rússia ) - 4,5

Caruana ( USA ) - 3,5

Wang ( China ) - 3,5

Giri ( Holanda ) - 3,5

Grischuk ( Rússia ) - 3,5

Ding ( China ) - 2,5

Alekseenko ( Rússia ) - 2,5


Todos lutando para desafiar o campeão. Todos ansiando pela chance de ser o desafiante do campeão. É bem verdade que Magnus Carlsen não é mais o mesmo. Ainda assim, com certeza, Carlsen é um desafio gigantesco para qualquer um deles. Afinal, até que alguém prove o contrário, Magnus Carlsen continua sendo o melhor do mundo.


Коментарі


bottom of page