top of page

CLÁSSICOS PRESENTES

Embora distantes no tempo, as ideias de Aristóteles continuam válidas para o nosso mundo.

Aristóteles, um dos pensadores mais conhecidos, viveu na Grécia de 384 a 322 Antes de Cristo. Não é exagero dizer que ele influenciou toda filosofia ocidental que lhe seguiu. Embora distante em mais de dois mil e trezentos anos, seus pensamentos são incrivelmente atuais. Vejamos apenas três exemplos:


Sobre ética: “Os homens são bons de um modo só, e maus de muitos modos”. - Ética a Nicômaco.


Sobre ética: “Porquanto o homem comum não obedece por natureza ao sentimento de pudor, mas unicamente ao medo, e não se abstém de praticar más ações porque elas são vis, mas pelo temor ao castigo. Vivendo pela paixão, andam no encalço de seus prazeres e dos meios de alcançá-los, evitando as dores que lhe são contrárias, e nem sequer fazem ideia do que é nobre e verdadeiramente agradável, visto que nunca lhe sentiram o gosto. É difícil, senão impossível, erradicar pelo raciocínio os traços de caráter que se inverteram na sua natureza”. - Ética a Nicômaco.


Sobre arte: “Se alguém aplicasse confusamente as mais belas cores, a sua obra não nos comprazeria tanto, como se apenas houvesse esboçado uma figura em branco”. - Poética.

Comentários


bottom of page