top of page

MENTES DOENTES SUSSURAM


E hospedam o diabo...



Imagem de Quarto 42.


Se existe um diabo ele reside na mente do ser humano. O diabo é aquela vozinha que sussura coisas terríveis em seu ouvido, que lhe põe aquelas ideias vergonhosas na cabeça. Muitos psicopatas justificaram seus crimes dizendo que eram orientados por uma voz misteriosa. Pobres diabos, provavelmente jamais entenderam que o diabo não existe e que aquela vozinha sibilando maldades era sua própria mente.


A mente é uma das dimensões do ser humano: corpo, mente e espírito. Assim como o corpo é prejudicado por tudo de ruim que bebemos, fumamos e comemos, bem como pelos nossos maus hábitos, pelo stress, a falta de sono, etc, a mente sofre, desde o nascimento, com zilhões de bites de lixo que lançamos nela ou que o resto do mundo lança. É como um computador acessado por pen drives repletos de vírus.


Se os computadores podem ser limpos regularmente ou ser protegido por sistemas antivírus, felizmente a mente também pode. Boa educação, boa leitura, boas companhias são excelentes sistemas para barrar e eliminar os vírus da mente. Já a limpeza regular da mente é tarefa do espírito.


Todos nós temos maus pensamentos. Quem pode negar isso sem muita hipocrisia? Eu confesso: se de fato responderemos no juízo final por nossos maus pensamentos, acho que estou condenado. Ocorre que os maus pensamentos vêm de repente, sem aviso e dificilmente podemos evitá-los. Na minha modesta opinião, o que realmente importa é o que fazemos com eles. Reconhecê-los como maus e afastá-los imediatamente, censurando nossa mente por ser uma ferramenta que funcionou inadequadamente. Reconhecê-los como maus pensamentos e lançá-los imediatamente na lixeira.


Para reconhecê-los como maus é indispensável cultivar nossos valores morais ( o imperativo categórico de que nos fala Kant ). Para o mestre alemão devemos orientar-nos nessa tarefa apenas pela razão. Eu penso que também seja uma tarefa do espírito. Assim como a mente, em tese, controla o corpo, o espírito deveria controlar a mente. Assim como a mente falha miseravelmente em controlar o corpo, o espírito também falha em controlar a mente. As consequências são desastrosas.


Corpo, mente e espírito precisam de exercício. O corpo requer atividade, esporte, sono, atendimento das suas necessidades básicas. A mente requer leitura, reflexão, pensamento ponderado, mind games, filosofia. O espírito requer meditação, filosofia, religiosidade, investigação, autocrítica. Todas estas reflexões são bastante superficiais, é claro. Este tema é matéria para muitos livros. Mas é certo que o corpo mal exercitado adoece. A mente também. E a mente doentia ficará sussurando maus pensamentos em sua cabeça. É aí que mora o diabo.



Peço perdão aos filósofos kantianos se empreguei equivocadamente o pensamento de Kant. Mas convenhamos que mesmos os kantianos não chegam ao consenso sobre o seu pensamento. Se você achou interessante estes pensamentos rápidos, recomendamos a leitura do texto "Controle seu Grilo Falante", publicado em dialeticos.com em 20.04.20.

Comentarios


bottom of page