top of page

O QUE BOLSONARO NÃO FALA

O comportamento impulsivo e errático do Presidente da República esconde algumas coisas…


Imagem de waldryano por Pixabay



Volta e meia Bolsonaro fala bobagens e tem que se retratar. Outras vezes, ele fala bobagens, promete coisas e esquece do assunto. Embora estas bobagens revelem muito da personalidade do político de carreira que o povo brasileiro colocou no Planalto, as coisas que ele não fala, que ele omite, falam muito mais. Vejamos alguns exemplos:


Sistema eleitoral - Bolsonaro alardeou, no passado, que a eleição presidencial teria sido fraudada, porque ele teria vencido já no primeiro turno. Na ocasião disse ter provas e prometeu apresentá-las. Até hoje estamos esperando. O que ele não fala é que atacar a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro é estratégia de pessoas autoritárias, dispostas a instalar uma ditadura no Brasil. A mesma estratégia foi adotada por Donald Trump, outro autoritário. A mesma estratégia adotada agora nas eleições municipais.


Madeira ilegal - Num pronunciamento na cúpula dos BRICS, Bolsonaro afirmou que tem uma lista de países que compram madeira ilegal da Amazônia e que iria divulgá-la. Novamente, uma promessa ou bravata que não cumpriu. O que ele não diz é que foi seu governo que facilitou a vida dos madeireiros ilegais, reduzindo as exigências do IBAMA para a exportação de madeira.


França - Bolsonaro acusou a França de boicotar o acordo econômico entre o Mercosul e a União Europeia, motivada por interesses protecionistas. O que ele não fala é que o seu governo é o único responsável por este entrave, pela absoluta omissão e postura negacionista no que se refere às queimadas e desmatamentos na Amazônia.


Coronavac - Bolsonaro vibrou com a morte de um brasileiro que participava dos testes da vacina que o Instituto Butantã vem desenvolvendo em parceria com os chineses. Na ocasião, mentiu descaradamente, dizendo que a vacina causava invalidez e morte. O que ele não diz é que está unicamente preocupado com sua reeleição. Ele vê em Doria um adversário e acha que o sucesso da vacina chinesa pode favorecê-lo numa futura disputa.


Pandemia - Seguindo a tendência mundial, os números da pandemia voltam a crescer no Brasil. Aqui, ao contrário, Bolsonaro é explícito e explicitamente culpado. Depois de dizer que COVID-19 é uma gripezinha, que somos um povo de maricas, que não é necessário usar máscara e incentivar aglomerações, agora ele disse que quem pratica isolamento social é frouxo. O que ele não diz é que quando acometido da doença ficou no conforto do Palácio da Alvorada, tratado por médicos particulares. Não precisou disputar um leito de UTI como tantos brasileiros desesperados.


Investigação de interferência governamental - Após encaminhamento do Ministro Ricardo Lewandowski, a Procuradoria Geral da República abriu apuração preliminar acerca do envolvimento do governo federal em tentativas de coibir a persecução judicial ao Senador Flávio Bolsonaro, pelo caso das rachadinhas. Aqui Bolsonaro nada fala, mas já deixou claro que fará de tudo para impedir que o filho número 1 responda por um crime que está mais do que evidenciado.


Comments


bottom of page