top of page

VÍDEOS TENDENCIOSOS


Até o dia 30 de outubro você será bombardeado com fake news e vídeos tendenciosos.



Imagem de: www.slon.pics / Freepik

Recebi de um amigo no whatsapp um vídeo de aproximadamente 6 minutos em que uma mulher - calma e ponderada - faz um longo discurso dizendo porque vai votar em Bolsonaro. De modo agradável, a mulher começa citando Platão, para dizer que devemos discutir ideologias e não coisas ou pessoas.


A mensagem que ela tenta passar é clara: não nos enganemos com as pessoas, foquemos nas ideologias. Ela reconhece que Bolsonaro é um sujeito desagradável, assim como Lula no seu entender, mas diz que isso não importa. Ela vai votar em Bolsonaro porque não concorda com a ideologia de Lula e tem afinidade com a ideologia de Bolsonaro.


Da ideologia de Lula ela fala - uma visão bem distorcida. Fala que apoia ditaduras de esquerda, que pretende fechar templos, que não respeita a família. E porque não concorda com essa ideologia, vai votar em Bolsonaro.


Claro, a campanha de Bolsonaro está tentando de tudo, especialmente ganhar o voto de mulheres conservadoras como a espelhada neste vídeo. Como respeito a opinião do amigo que mandou o vídeo respondi educadamente. Disse que a mulher falou bem e polidamente, mas que, em momento algum, falou da ideologia de Bolsonaro. Desancou aquilo que entende ser a ideologia de Lula, mas não passou nem perto da ideologia de Bolsonaro.


Então disse ao meu amigo que não se trata apenas da pessoa Bolsonaro. Claro, ele é um ser humano horroroso, talvez o pior brasileiro vivo. Mas, se defendesse boas ideias e fizesse um bom governo, provavelmente passaríamos por cima da pessoa deplorável. O verdadeiro problema é o que ele defende. E fiz a lista:


1 - Defende a ditadura militar e todas ditaduras de direita ( inclusive Pinochet, Stroessner e Putin ) e de quebra defende a tortura;

2 - Bolsonaro é uma ameaça real à democracia. Mais um mandato de Bolsonaro será fatal, porque ele terminará o aparelhamento do Estado ( traduzindo: colocar as instituições ao serviço da pessoa Bolsonaro ). Ele já domina o Congresso Nacional, a Procuradoria Geral da República e parte da Polícia Federal. Falta apenas dominar o Supremo Tribunal Federal;

3 - Bolsonaro é racista, misógino, homofóbico. Ataca os interesses indígenas e quilombolas. É ligado a supremacistas brancos e às milícias.

4 - Bolsonaro não tem apreço pelo meio ambiente. Nunca o verde foi tão maltratado no Brasil. Nunca os desmatadores e garimpeiros ilegais tiveram vida tão fácil;

5 - Bolsonaro tratou muito mal a educação, a saúde e a cultura. Cortou recursos destas áreas, mas jamais tocou no orçamento das Forças Armadas. É uma questão de prioridade…

6 - Bolsonaro defende a liberação das armas. Pior: editou decretos que retiram o controle dos armamentos das forças armadas e dificultam o rastreamento de armas e munições. São medidas que só interessam ao crime organizado e às milícias;

7 - Bolsonaro ataca a imprensa livre. Um segundo mandato implicará em perseguição a órgãos livres de imprensa, censura e algo mais;

8 - Bolsonaro não possui ética de trabalho. Simplesmente porque até hoje não trabalhou. Foi expulso do exército e depois foi político por 28 anos. Há políticos que realmente trabalham. Não é o caso de Bolsonaro, pois nestes anos todos apresentou apenas dois projetos de lei…Como não trabalha, não governa. Não faz reuniões de trabalho com seu ministério, não cobra resultados de seus ministros. Para ele, ser Presidente é andar de moto ou jet-ski.

9 - Bolsonaro é corrupto. A maior corrupção da história do Brasil não é o Petrolão, mas o orçamento secreto. São mais de 50 bilhões de reais dos quais não se prestam contas… Além disso, temos inúmeros escândalos, a saber: rachadinhas, vacinas por um dólar que não seriam entregues, propinas no Ministério da Educação, sigilo de 100 anos no cartão corporativo do Presidente, quebra do limite dos vencimentos de Bolsonaro e outros apaniguados… A lista é longa. Só não é investigado porque colocou um capacho na PGR.

10 - O tratamento dado por Bolsonaro à pandemia foi simplesmente criminoso. Seu descaso, o atraso na compra de vacinas, seus maus exemplos, sua pregação contra vacinas e isolamento social, tudo isso implicou num número assombroso de mortes. É impossível calcular exatamente, mas estima-se que Bolsonaro foi responsável direto por mais de 300.000 mortes. Por isso foi acusado em tribunal internacional por crimes contra a humanidade.


Então, amigo Bolsonarista, embora a pessoa Bolsonaro seja horrorosa, o pior brasileiro que já pisou nesse chão, não é só por isso que não votarei nele. É por tudo que ele defende e representa. É porque, se reeleito, dificilmente nos livraremos dele.


Comments


bottom of page