A CONFRARIA DO STUART FAZ A FESTA ENQUANTO AGUARDA A REINAUGURAÇÃO DO BAR
- Hatsuo Fukuda

- há 2 dias
- 3 min de leitura
Atualizado: há 1 dia

Hatsuo Fukuda
Um dos maiores acontecimentos do ano aconteceu no sábado, em uma chácara no Campo Comprido, em um dia ensolarado: a reunião anual da Confraria do Bar Stuart.
O observador social blasé, ao observar a lista dos convidados, se espantaria ao ver tantos nomes ilustres, no meio político, empresarial, jurídico, jornalístico e intelectual da cidade. Além dos bêbados de sempre, que podem ou não fazer parte da ilustrada elite que frequenta o bar.
O habitué do Bar Stuart, aclimatado aos costumes da terra, nada estranha. São os mesmos que ano após ano costumam empilhar bolachas de chope nas mesas de mármore do bar, entre rodadas de sorteio de perus, frangos e leitões (“Vai correr!”) e animadas conversas (ao vivo, nada de valentias de rede social).
Mas o observador curitibano, em dado momento, se vê perplexo: no meio de tantos políticos, juristas e jornalistas, no ambiente conturbado pela polarização política bolsonaristas x lulistas, em que a política e o direito se conurbam diariamente, não se ouviu uma palavra sobre os momentosos acontecimentos que animam a cena nacional. Os bem-vividos personagens da confraria sabem que tudo tem seu lugar e hora.
E a hora era de diversão e abraçar amigos e conhecidos.
Se não é divertido não tem graça, devem pensar os membros da Confraria do Stuart.
E dá-lhe animação.

A carismática Aline Carvalho animou a festa, junto com as duplas Afonso e Galdino e Willian e Renan. Eles são artistas, e todo artista deve ir aonde o povo está.

O trio Abraão, Aldonei e Campo Mourão prepararam o churrasco para matar a fome da rapaziada.

O Presidente da Confraria, Cesar Terra, dirigindo o furdunço. Na foto, com Tico Kuzma, Carvalhinho e Tiago Zeglin. Olham para o futuro e para o alto.

Dois jornalistas experientes, Poty e Celso Nascimento. Depois de tudo que viram e ouviram, só dando risada.

O animadíssimo vereador Rodrigo Braga Reis (hoje Administrador Regional da Fazendinha) cantou apaixonadamente com Aline Carvalho.

O jornalista e escritor José Aparecido Fiori aproveitou para autografar seus livros.

O governador Pessuti atacou de “Era um garoto que amava os Beatles e os Rolling Stones”. Rá-tá-tá-tá! Aline, ao violão.

Zé Kolibry e Cesar Terra fiscalizam os trabalhos. A turma veio com uma fome que não se contém. E uma sede de anteontem.

José Domingos, Jorge Tissot, e Celso Nascimento discutem a solução dos problemas do mundo. Sério?

O vereador Tito Zeglin também mostrou seus dotes artísticos.

Num raro momento, o jornalista Celso Nascimento discutia os rumos da política paranaense. Pessuti com os olhos voltados para o futuro próximo.

Um defensor de Donald Trump, Douglas Porto, entre um gole de chopp e outro, mostrava uma antiga foto, de uma bela jovem e seus filhos. Animado por IA, a foto voltava à vida. Era sua mãe, acompanhado por ele e seus irmãos. Ele estava feliz, eu fiquei feliz.


A turma aguarda ansiosa a reinauguração do Bar Stuart, onde pretende continuar navegando pelos mares da boemia.

Hatsuo Fukuda esteve na festa da Confraria do Stuart, conversando e dando risada.










Excepcional relato de um dia abençoado. São Pedro ajudou, e os confrades se refestelaram.
Gratidão pelos registros imagens mensagens e presença grande abraço sucesso meu amigo e um exelente Natal e um ano novo cheio de saúde e alegrias 👏🤝✅🙏🏻🎊
Ótima a reportagem da reunião da Confraria.
Que as portas do Stuart reabram logo