top of page
Foto do escritorTião Maniqueu

DESALENTO

Razões para prosseguir lutando…





Cada nova barbaridade do governo federal, cada novo disparate que sai da boca do Presidente, cada manifestação de sua claque de zumbis, é mais um empurrão que sofremos rumo ao desalento. Às vezes parece inútil escrever, protestar, argumentar utilizando bom senso… as pessoas simplesmente não parecem dispostas a ouvir.

O Presidente da República ingressou com medidas no Supremo Tribunal Federal - STF buscando anular os decretos dos governos da Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Sul que impõe restrições à atividades e deslocamentos. O argumento de Bolsonaro é de que tais medidas precisariam passar pelo crivo do legislativo para terem validade.


Juridicamente o argumento até não é ruim. Mas o timing e as razões da medida, sim. É preciso pensar: o que, afinal, levou Governadores e Prefeitos a tomarem tais medidas? A resposta é simples e não pode ser contestada. Foi a omissão do governo federal. A ausência de uma coordenação nacional no combate à pandemia, o absoluto descaso do Presidente para com a tragédia nacional, conduziu governadores e prefeitos à ação. Se não tivessem agido, se reproduzissem simplesmente o comportamento do Presidente, em que quadro estaríamos?


O STF respaldou a atuação de prefeitos e governadores antes e respaldará novamente. Não é possível a consulta ao legislativo para cada medida restritiva, porque a epidemia impõe urgência em todos os atos. É um estado de calamidade que impõe ação. Naturalmente, o ideal seria a coordenação do governo federal, mas, francamente, com este Presidente podemos esperar alguma coisa positiva?


O STF respaldou prefeitos e governadores antes e respaldará novamente. Bolsonaro sabe disso. Ele apenas faz mais um movimento cênico com objetivo eleitoral - aliás, tudo que faz é pensando em 2022. É apenas mais um gesto inútil mas que lhe possibilitará dizer: viram? Tentei defender a economia… E a claque de zumbis aplaude…


Quanto aos zumbis… muitos não podem ser julgados, pois não têm informação e discernimento suficientes para entender o que se passa. Mas sinceramente, pessoas com maior formação, pessoas informadas ou que poderiam se informar, que ainda estão com Bolsonaro… destas desisto. Para usar uma expressão do cinema, entregaram-se ao lado escuro da força. E quem mergulha na escuridão somente pode ser resgatado por si mesmo.


Mas ainda há pessoas desesperadas buscando socorro para um ente querido; ainda há pessoas sinceramente buscando entender o panorama político caótico em que vivemos; ainda há pessoas inocentemente indefesas; ainda há crianças nascendo. São razões mais que suficientes para vencermos o desalento e prosseguir lutando.


Comments


bottom of page