Razões para prosseguir lutando…
Imagem de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay
Cada nova barbaridade do governo federal, cada novo disparate que sai da boca do Presidente, cada manifestação de sua claque de zumbis, é mais um empurrão que sofremos rumo ao desalento. Às vezes parece inútil escrever, protestar, argumentar utilizando bom senso… as pessoas simplesmente não parecem dispostas a ouvir.
O Presidente da República ingressou com medidas no Supremo Tribunal Federal - STF buscando anular os decretos dos governos da Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Sul que impõe restrições à atividades e deslocamentos. O argumento de Bolsonaro é de que tais medidas precisariam passar pelo crivo do legislativo para terem validade.
Juridicamente o argumento até não é ruim. Mas o timing e as razões da medida, sim. É preciso pensar: o que, afinal, levou Governadores e Prefeitos a tomarem tais medidas? A resposta é simples e não pode ser contestada. Foi a omissão do governo federal. A ausência de uma coordenação nacional no combate à pandemia, o absoluto descaso do Presidente para com a tragédia nacional, conduziu governadores e prefeitos à ação. Se não tivessem agido, se reproduzissem simplesmente o comportamento do Presidente, em que quadro estaríamos?
O STF respaldou a atuação de prefeitos e governadores antes e respaldará novamente. Não é possível a consulta ao legislativo para cada medida restritiva, porque a epidemia impõe urgência em todos os atos. É um estado de calamidade que impõe ação. Naturalmente, o ideal seria a coordenação do governo federal, mas, francamente, com este Presidente podemos esperar alguma coisa positiva?
O STF respaldou prefeitos e governadores antes e respaldará novamente. Bolsonaro sabe disso. Ele apenas faz mais um movimento cênico com objetivo eleitoral - aliás, tudo que faz é pensando em 2022. É apenas mais um gesto inútil mas que lhe possibilitará dizer: viram? Tentei defender a economia… E a claque de zumbis aplaude…
Quanto aos zumbis… muitos não podem ser julgados, pois não têm informação e discernimento suficientes para entender o que se passa. Mas sinceramente, pessoas com maior formação, pessoas informadas ou que poderiam se informar, que ainda estão com Bolsonaro… destas desisto. Para usar uma expressão do cinema, entregaram-se ao lado escuro da força. E quem mergulha na escuridão somente pode ser resgatado por si mesmo.
Mas ainda há pessoas desesperadas buscando socorro para um ente querido; ainda há pessoas sinceramente buscando entender o panorama político caótico em que vivemos; ainda há pessoas inocentemente indefesas; ainda há crianças nascendo. São razões mais que suficientes para vencermos o desalento e prosseguir lutando.
Comments