top of page
Foto do escritorManuel Rosa de Almeida

PARODIANDO O AUTOR ESQUECIDO


Sobre almas simples, religião e a literalidade das palavras…


Imagem dewaldryanoporPixabay

Era um homenzarrão. Quando deitou, os calcanhares escorregaram para fora do colchão. A mulher já dormia um sono largo, permeado por ruídos esquisitos. Estava exausto. Mas não podia dormir sem uma oração. Lembrou que no último culto o pastor disse que não podíamos simplesmente rezar, rezar mecanicamente. Era preciso refletir sobre a prece, pesar cada palavra proferida. Caso contrário, a oração não tinha valor. Mesmo cansado, não queria rezar uma oração sem valor. Pensou nas orações que conhecia e escolheu a Ave Maria por ser a mais curtinha. Refletir sobre cada palavra. Concentrou-se e começou:


Ave Maria… Ave… bem ave é o mesmo que pássaro… Sabiá, bem-te-vi, periquito, curruíra. Matei muitos passarinhos quando era menino, capturei outros tantos na arapuca. Será que é pecado? Maria… é a mãe de Jesus. Jesus o filho de Deus que veio a terra para nos salvar, aleluia! Maria é também a mulher do dono da venda. A Maria da venda é uma mulher danada de bonita… oração, homem! Concentra.


Cheia de graça… não sei porque dizem isso. Nunca achei Maria engraçada. Ela tem aquele rosto sereno, olhar enviezado aos céus… o que há de graça nisso?


O senhor é convosco… Senhor é Deus. O Mauro já me explicou que convosco é uma maneira besta de dizer com ela… quer dizer que Deus está com Maria. Isso é meio óbvio, se ela é mãe de Jesus…


Bendita sois vós entre as mulheres… Bendita… é… é de quem se fala coisas boas. De Maria só se falam coisas boas… as mulheres falam coisas boas de Maria… é isso.


Bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus! Fruto do ventre… mamão, banana, abacaxi… Concentra! Jesus na barriga de Maria… sempre achei ventre uma palavra tão feia… fruto do ventre… ai, meu Deus!


Santa Maria… Maria é santa, ninguém nega. É só ver as imagens… aquela auréola sobre a cabeça não tem erro. As estátuas de Maria também mostram isso… Estátuas são ruins, disse o pastor. Coisas do demônio… deveríamos quebrá-las… porquê não sei. Maria da venda não é lá muito santa, mas é danada de bonita. E atende a gente no balcão com aquelas blusas decotadas...


Mãe de Deus… Maria é mãe de Jesus, que é Deus e filho e Deus. Essa é fácil.


Rogai por nós pecadores… Rogar é o mesmo que pedir, implorar… Todos somos pecadores… Eu também… mas não me vejo pecador. Bem, matava passarinhos quando menino, às vezes bebo demais e bato nos moleques… e tem a cabeça sempre pensando na Maria da venda…


Agora e na hora de nossa morte… Agora não quero pensar na morte, cruz credo!


Amém! Amém quer dizer assim seja. Assim seja Maria bendita, mãe de Deus e santa… acho que deu. Vamos dormir.


Virou pro lado e sentiu os pés frios da mulher. Pôs-se a aquecê-los com os seus e ela, mesmo dormindo, ronronou agradecida. Então a Maria da venda invadiu sua cabeça, disposta a ficar. Descarada, atrevida, nua, pantomimou por seu pensamentos por longos e longos minutos. Até que o cansaço falou mais alto, a imagem de Maria esvaeceu e ele dormiu o sono dos justos.



Na adolescência li um conto sobre um homem que, orientado por um padre, rezava o Pai Nosso meditando atentamente cada palavra. O resultado era desastroso, dada a simplicidade do meditador. Não sei dizer mais, perdido na memória, qual era o autor do conto, penso que talvez Lobato ou Guimarães Rosa, não sei. Mas sei que o conto foi muito melhor escrito que esta modesta paródia de agora.

Comments


bottom of page