top of page

QUEDA DE GIGANTES

Recomendação de leitura


A história de um século...


Imagem de Amazon.


O século XX foi, certamente, o mais alucinante, destruidor e revolucionário tempo da humanidade. A par de uma evolução tecnológica jamais vista, nunca o homem foi tão cruel, egoísta e, na fórmula popularizada por Hobbes, lobo do homem. Duas grandes guerras, revoluções que mudaram o curso da história, alterações nas relações sociais e na forma de ver o mundo. E sempre o conflito, o confronto. Um período tão apaixonante que não passaria ao largo de um escritor com talento para contar histórias que cativam o leitor.


Queda de Gigantes é o primeiro livro da trilogia O Século de Ken Follet. A proposta do autor é contar a história de cinco núcleos familiares situados na Inglarerra, Gales, Alemanha, Rússia e Estados Unidos. A ideia é contar a vida dos membros destas famílias ao mesmo tempo que conta a história do Século XX. Queda de Gigantes abrange as primeiras décadas, passando pela revolução russa, pela Primeira Guerra Mundial e pelos conflitos sociais do período.


Follet é mestre em desenvolver a vida dos personagens - entrelaçando-as a outros personagens e aos fatos históricos relevantes. Um nobre inglês de moral duvidosa, irmãos russos de caráter e trajetórias muito diferentes, um jovem americano idealista, assim por diante. E esta trama sempre cativa o leitor que desenvolve empatia com seus personagens favoritos, ao ponto de torcer por eles. Por exemplo, é difícil passar alheio e distante do relacionamento de Walter e Maud, pois é o amor entre um alemão e uma inglesa, no pior período possível para uma relação desta natureza.


Ken Follet é uma máquina de escrever, tendo produzido inúmeros romances. Queda de Gigantes não possui a mesma qualidade de Os Pilares da Terra - o maior sucesso de Follet - mas certamente merece ser lido. Se você é daqueles que torce o nariz ao pensar em um best seller, talvez possa ser um pouco mais condescendente ao perceber que a pesquisa histórica é profunda e precisa. Certamente agregará a você algum conhecimento da história do período. Se quiser ser ainda mais condescendente pense que a literatura, como o cinema, também pode ser tão somente entretenimento.



Queda de Gigantes - Ken Follet. Editora Arqueiro - 2010 - 908 páginas. Indicado para quem gosta de romances históricos, leitura leve e personagens bem construídos.

Comentários


bottom of page