top of page

CAFEZAL EM FLOR NA QUINTA DOS IPÊS, EM CAMBIRA, NO PARANÁ

O cafeicultor Ovídio César Barbosa mostra o cafezal florido, na Quinta dos Ipês, em Cambira, Ovídio, que é economista do IDR/PR, mostra com orgulho paterno a florada.

O cafeicultor Ovídio César Barbosa apresenta seu cafezal florido, na Quinta dos Ipês, em Cambira, pequeno município de 10 mil habitantes, que fica entre Jandaia do Sul e Apucarana. Ovídio, que é economista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR – mostra com orgulho paterno a florada.


O campo paranaense está assistindo uma revolução silenciosa na cultura cafeeira, com 80 mil pequenos agricultores trabalhando para produzir, com ênfase na qualidade do café, na sustentabilidade e no respeito ao meio ambiente. Tudo isso liderado pelo IDR, que tem reunido os produtores regularmente e promove a Feira Qualidade Café Paraná.


Quem nunca viu, veja o cafezal em flor de Ovídio.



A cultura cafeeira, que produziu riquezas e colonizou o Norte do Paraná – este não existiria sem o café – hoje é quase só lembranças. Veja a canção Cafezal em Flor, com Luiz Carlos Paraná (autor), que fez sucesso, na época, com a dupla Cascatinha e Inhana, entre outros. Luiz Carlos Paraná é de Ribeirão Claro, no Paraná, e trabalhou no campo até os dezenove anos, o que explica em parte o lirismo da canção. Nós voltaremos a ele, aqui no dialeticos. Aguarde.



Luiz Carlos Paraná é de Ribeirão Claro, no Paraná, e trabalhou no campo até os dezenove anos, o que explica em parte o lirismo da canção. Nós voltaremos a ele, aqui no dialeticos. Aguarde.



Comentários


bottom of page