top of page

A BELA E A FERA: O FILME

Não podemos dizer que é um filme memorável, mas há motivos que fazem com que valha a pena ser visto.




Seguindo a linha de produções recentes - como Cinderela e Mogli - O Menino Lobo - e de lançamentos que ainda estão por vir, como Mulan - o estúdio Disney lançou a esperada versão de A Bela e a Fera em filme. Sim, bem sei que animações também são consideradas filmes, é apenas uma expressão para facilitar o entendimento… O roteiro é praticamente o mesmo da consagrada animação que encantou plateias de todas as idades em 1991, acrescentando-se uma ou outra música, alguns novos diálogos, mas nenhuma surpresa - revelações sobre o passado de Bela não chegam a configurar extraordinária novidade. Ainda assim, o filme deve agradar, mesmo que muitos saudosistas certamente irão afirmar que não é tão bom quanto o desenho.


Em verdade, o trabalho é no todo competente, contando com direção segura de Bill Condon, bela fotografia e desempenho aceitável dos atores. Não há um destaque especial na atuação do elenco, quando muito um aplauso para o trabalho da dupla Luke Evans - Gaston - e Josh Gad - Lefou. Kevin Kline também não está mau no papel de Maurice.


As maiores críticas são para os efeitos especiais e para a atuação de Emma Watson - como Bela. No que diz respeito aos efeitos especiais é opinião geral dos especialistas que são tecnicamente fracos, então não me atrevo a contradizê-los, embora pense que para os leigos está tudo muito bem. Quanto ao trabalho de Emma Watson, discordo. Aquilo que chamam de falta de expressividade é na verdade uma atuação contida e adequada, na linha do menos é mais. Penso que ela se saiu bem, ainda que não seja uma performance memorável. O maior problema não é de sua responsabilidade, mas sim de casting. Afinal, mesmo sendo uma mulher de 26 anos, o fato é que ela tem um visual muito menina para contracenar com a Fera. E para muitas pessoas, é inevitável pensar que a Fera está flertando com Hermione Granger.


Avaliação: Nota 6. Recomendação: Pode ser visto. Adjetivo: Divertido, visualmente belo.

Kommentare


bottom of page