top of page

ENTUSIASMADO, DESCONFIADO OU PESSIMISTA?


Como é a torcida alviverde?


ree

Imagem de gemini ia


Caro torcedor coxa-branca:


Que tipo de torcedor você é?


  • Entusiasmado - Por mais que o time apanhe em campo, por mais que os resultados sejam desapontadores, por mais que a estatística aponte para o fracasso, você sempre guarda no coração uma considerável dose de confiança. Basta uma vitória por 1 x 0 contra o lanterna da competição, para você sonhar com classificação e voos mais altos. Se você é um veterano provavelmente aplaudiu a dupla de atacantes Jajá e Eliomar, sempre confiante de que um dia encontrariam o caminho da rede. Estimo que na torcida alviverde o entusiasmado represente um percentual de 55%.


  • Desconfiado - É bastante desconfortável, mas você duvida do potencial do time, mesmo quando a posição na tabela diz o contrário. Você é o torcedor que segura o entusiasmado com frases como tem muito chão pela frente, é cedo pra se iludir, o time não é isso tudo. Seu coração alviverde gostaria de chutar a desconfiança pro alto, gritar junto com a galera Li - ber - ta - do - res! Mas você não consegue. Foram muitos anos de amargura construindo essa desconfiança renitente. Estimo que na torcida alviverde o percentual de desconfiados seja de 35%.


  • Pessimista - Para esse torcedor tudo está errado e vai piorar. Ele sabe enaltecer as glórias do passado, do tempo em que o jogador jogava com alma e honrava a camisa do clube, mas no presente só vê tempestades no horizonte. É aquele torcedor que, não importa o reserva que se levante para o aquecimento, balança a cabeça desacorçoado: pqp, fulano não! Quando o time está realmente bem ele se cala, guarda para si seus temores e ressentimentos, embora convicto de que a maré vai mudar e tudo acabará em desgraça. O percentual de pessimistas na torcida alviverde é de aproximadamente 10%.


Onde você se enquadra, amigo coxa-branca?


Eu me confesso um desconfiado. E, convenhamos, tenho razão pra ser. A última boa campanha do Coritiba foi em 2011. 2012 ainda nos deu alguma alegria. 2013 fomos tetracampeões. Depois só sofrimento, com mais um título paranaense pra enganar trouxa em 2017. O primeiro ano da SAF foi tão ruim, que a desconfiança atingiu índices alarmantes. Prometeram-nos profissionalismo e nos entregaram o amadorismo mais tosco da suburbana. Algumas das piores estatísticas da história do clube foram construídas em 2024.

Agora, 2025, o trabalho parece sólido, mas como bom desconfiado fico pensando: a zaga não é isso tudo, pois depende muito do Morisco. O meio campo é muito bom, mas só o Josué faz uma armação convincente. E se o portuga se lesiona? O ataque... bem, não é preciso dizer muito. Ataque que não faz gol não serve. Fico pensando na teimosia do Mozart em insistir com Yuri Castilho e fico ainda mais preocupado. O treinador, que não é um desconfiado como eu, aposto nesse atleta.

Amanhã teremos um confronto que vai dizer quem está certo. O entusiasmado, o desconfiado ou o pessimista. O confronto com o Novorizontino é o mais difícil do returno. Os caras ainda não perderam em casa. Se vencermos, os entusiasmados vão a loucura e provam que vamos seguramente subir. O empate reforça a posição dos desconfiados ( não sei não... ). A derrota, mesmo por placar raso, levará os pessismistas a cutucar masoquistamente suas próprias feridas e dizer: esse time não tem jeito, mesmo. Vamos acabar como o Paraná Clube.


Novorizontino X Coritiba

14/08/25 - Quinta-feira - 21:35

Estádio Jorge Ismael de Biasi

Novo Horizonte - SP


Comentários


bottom of page