O gênero policial/suspense recheado com muitas estrelas.
Imagem de Rotten Tomatoes.
Embora alguns ainda torçam o nariz para ele, Sean Penn é alguém conceituado, respeitado e estimado por muitas pessoas em Hollywood. Este respeito e estima explicam como um diretor consegue juntar um elenco realmente estrelado apenas para fazer algumas "pontas". Para quem não sabe, "pontas" são papéis secundários no roteiro do filme - embora não necessariamente irrelevantes - em que o ator aparece apenas por alguns minutos. "A Promessa" - filme dirigido por Sean Penn em 2001 - conseguiu reunir nada menos que Benício Del Toro, Helen Mirren, Sam Shepard, Vanessa Redgrave, Harry Dean Stanton e Mickey Rourke apenas para desempenhar papéis secundários, pontas. E como protagonistas, nada menos que Jack Nicholson, Robin Wright e Aaron Eckhart.
Bastaria isso, para recomendar o filme. A direção de Sean Penn - original, segura e competente - e a atuação de Jack Nicholson - segura e competente. Nem todas atuações de Nicholson são originais, já que foi convocado a repetir muitas vezes papéis semelhantes aos que já havia feito famosos ( como as muito diferentes performances em "O Iluminado" ( 1980 ) e "Melhor é Impossível" ( 1997). Em A Promessa Nicholson faz o papel de um policial aposentado obcecado por seu último caso. Obcecado ao ponto de comprometer sua felicidade e sanidade.
Mas não é tudo. O roteiro de Jerzy Kromolowski e Mary Olson Kromolowski é interessante. Como todo filme de suspense deve ser, prende a atenção do expectador até o surpreendente final. Além disso, desenvolve a história do protagonista em paralelo à investigação em busca de um serial killer, algo que não seja a ser original, mas que foi muito bem realizado.
As "pontas" a que me referi, não são nada desprezíveis. Estrelas brilham mesmo em "pontas". Veja a atuação de Benício Del Toro e Mickey Rourke. Julgue por si mesmo.
É um filme já algo antigo, que não chegou a fazer grande sucesso quando lançado nos cinemas. Mas se você está procurando algo para ver no streaming, certamente vale a pena ser visto. De quebra, a trilha sonora traz o trabalho de Hans Zimmer, embora longe de ser o melhor Zimmer.
A Promessa - The Pledge - EUA - 2001. 124 minutos. Assista na Netflix.
Direção: Sean Penn.
Elenco: Jack Nicholson ( Jerry Black ), Aaron Eckhar ( Stan Krolack ) e Robin Wright ( Lori ).
Adjetivos: original, poderoso, terrível.
Recomendação: para quem gosta de um suspense leve e um filme policial.
Nota: 7.
Comments