Quando o governo Bolsonaro apresenta pequenos sinais de competência e bom senso, convém o reconhecimento, até para que estas ilhas de sensatez possam alargar fronteiras…
Imagem de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay
Nos últimos dias, alguns setores do governo federal demonstram capacidade técnica e independência frente ao núcleo ideológico. Apontamos abaixo os fatos positivos ( !! ), negativos ( ** ) e incertos ( ?? ), verificados nos últimos dias:
( !! ) O Ministério da Saúde vem mostrando competência no enfrentamento ao coronavírus ( COVID 19 ). Bases científicas sólidas e medidas estruturadas em conhecimento são tomadas com segurança e oportunidade. Foi assim no repatriamento dos brasileiros que estavam na China, bem como na medida anunciada de antecipar a campanha de vacinação contra a gripe.
( ** ) Flávio Bolsonaro e Gilson Machado ( Presidente da Embratur ) anunciam a liberação de cruzeiros marítimos para visitação ao arquipélago de Fernando de Noronha. A medida não é bem vista por ambientalistas, tampouco pelo governo de Pernambuco. Além dos impactos naturais de um número excessivo de turistas, há problemas sérios de abastecimento de água que devem ser considerados.
( ?? ) Na economia, persistem as dúvidas. Juros baixos e inflação contida são pontos certamente positivos; contudo, o crescimento do PIB é muito modesto - em torno de 1% - o que já se repete pelo terceiro ano seguido.
( !! ) Regina Duarte assume a pasta da Cultura e demite alguns olavistas radicais. Entre eles o Presidente da Funarte, Dante Mantovani, aquele mesmo que viu no rock a manifestação de satanismo e que defende a ideia de terra plana.
( ** ) Olavo de Carvalho reagiu mal, é claro. Como sempre, com grosserias.
( !! ) O Ministro da Saúde enfrenta entrevistas coletivas com calma, educação e clareza. Ao contrário do patrão, não ataca graciosamente a imprensa, não é desrespeitoso com jornalistas e não se incomoda com perguntas desconfortáveis. Está mostrando a muitos componentes do governo que é possível lidar com a imprensa de maneira profissional e educada.
( ?? ) O PSDB já escolheu seu candidato para a prefeitura do Rio de Janeiro: Gustavo Bebiano. Logo ele, um dos primeiros do primeiro escalão do governo federal a ser defenestrado por Bolsonaro. Agora o Presidente enfrentará, em sua própria casa, a oposição de alguém que conhece todos seus pontos fracos e deslizes.
コメント