top of page

BENJAMIN MAYER, UM OPERÁRIO ALEMÃO, CONSTRÓI O ALTAR DA IGREJA MATRIZ DE PALMEIRA

Alta mor da Igreja Matriz de Palmeira, no PR, construído por Benjamin Mayer, um fabricante de carroças.

Benjamin Mayer construía carroças no Puga, além de móveis e objetos domésticos. Era mais um dos alemães que tinham vindo da distante Rússia, e se instalado na colônia Puga, em Palmeira.


Igreja Matriz de Palmeira, no PR, onde está o altar mor construidó por Benjamin Mayer, um operário alemão fabricante de carroças.

Frei Germano encomendou a ele a construção do altar mor da Igreja Matriz. Benjamin Mayer hesitou, temeroso da responsabilidade. Ele, um humilde operário, construir a peça central da igreja?


Diagrama do altar mor da Igreja Matriz de Palmeira, no PR.


Frei Germano o encorajou, e se propôs a desenhar o altar para que ele a entalhasse. E, durante três a quatro dias da semana, ele se hospedou na casa do artesão, ajudando-o, até a conclusão dos trabalhos. Os trabalhos duraram cinco meses. Isso foi em 1904.


Os filhos de Benjamin, João, José e sua esposa Maria o ajudaram.


O cedro era molhado para se tornar flexível, e foi sendo moldado e talhado, aos poucos.



Eles não sabiam, mas o espírito de Deus pairava sobre eles.


O livro de Arnoldo Monteiro Bach, Alemães do Volga no Pugas, retrata a história e o quotidiano de imigrantes alemães em Palmeira, PR

 

Este e outras histórias você encontra no livro de Arnoldo Monteiro Bach, Alemães do Volga no Pugas. O livro conta a história dos imigrantes alemães que saíram da Rússia e se espalharam pelo mundo, inclusive em Palmeira, no Paraná. O autor fez um minucioso trabalho, acompanhado de uma iconografia preciosa, que retrata o quotidiano destes imigrantes. São histórias deliciosas. Os livros de Arnoldo Monteiro Bach você encontra na Amazon Books e no site por ele mantido.

Caso você vá a Palmeira, aproveite para almoçar no Restaurante Girassol. É ótimo. Foi lá que comprei os meus exemplares.

O diagrama do altar mor foi extraído da dissertação de Mestrado de Althieres Ademar Carvalho, na Universidade do Estado de Santa Catarina, disponível na internet.

Comentários


bottom of page