top of page

ELLA E JOHN

Crítica de cinema

On the road a last time…

Imagem de weareaway por Pixabay

O cinema sempre amou filmes on the road. Hollywood igualmente. Basta citar três clássicos: Thelma & Louise, Rain Man e Little Miss Sunshine. Os três são filmes que se classificariam como obrigatórios ao cinéfilos. Particularmente, prefiro Little Miss Sunshine. É o melhor dos três e um primor do gênero.


Em 2017 foi lançado Ella e John - em inglês The Leisure Seeker - mais um filme de estrada que é maravilhoso. Agora os protagonistas não são duas amigas fugindo alucinadamente de suas vidas medíocres, nem a adoravelmente normal e maluca família que anda de Kombi em Pequena Miss Sunshine, mas um casal de velhinhos no fim da vida.


Só que estes velhinhos são encarnados por Helen Mirren e Donald Sutherland, o que torna a história um espetáculo de maravilhosa interpretação. Ambos estão vivendo uma última aventura a bordo de The Leasure Seeker, um microônibus adaptado, ou motorhome, como queira. Ela está lutando com um câncer terminal e ele enfrentando a alienação do Alzheimer. Estão numa jornada final de nostalgia e amor. E como se amaram estes coitadinhos, diria em versos o magnífico poeta Guilherme de Almeida.


Com Ella no comando das ações - o que é bastante óbvio face à condição de John - os dois seguem um curso tresloucado rumo ao Sul, rumo ao passado a ser resgatado, rumo a um curto futuro e, no sentido prático, rumo à casa de Ernest Hemingway, uma fixação de John, que era professor de literatura. São perseguidos por dois filhos desesperados, afinal não é seguro para os velhinhos seguirem sozinhos pelos Estados Unidos num motorhome caindo aos pedaços.


Não falta aventura ao filme aventura, tampouco ternura e revelações. Um filme sensível que resgata, mais uma vez, o gênero on the road e, de quebra, resgata um clássico de Janis Joplin.



Ella & John ( The Leisure Seeker ) - Eua/Itália, Soni Pictures, 2017, 112 minutos.

Gênero: On the road e drama.

Direção: Paolo Virzi

Roteiro: Baseado no romance de Michael Zadoorian

Elenco: Helen Mirren e Donald Sutherland.


Avaliação: Nota 9

Recomendação: Para pessoas com saudades de um bom roteiro e de um drama sem afetações. Para os fãs de filmes de estrada.

Adjetivos: Sensível, verdadeiro, comovente.


Comments


bottom of page