top of page

EPICURO


Filósofo menor, talvez… Mas há muita coisa boa no epicurismo.


Imagem de139904porPixabay

Depois que o furacão Alexandre varreu a Grécia e grande parte do mundo conhecido, o pensamento grego perdeu o vigor. Os grandes filósofos já não viviam; Aristóteles, o último deles, preceptor do próprio Alexandre, havia expirado em 323 AC. A filosofia grega dividiu-se, fundamentalmente, em duas escolas rivais: estoicismo e epicurismo.


Embora Epicuro tenha desenvolvido um sistema filosófico, muitos o consideram um filósofo menor, alguns até advogam a sua falta de originalidade. Há quem diga que seu pensamento resume-se à ética, física e canônica ( teoria do conhecimento ). Discussões à parte, parece certo dizer que a maior contribuição de Epicuro esteja na ética, uma ética muito mais preocupada com o bem estar do indivíduo do que qualquer coisa.


Sua filosofia constituía-se de ensinamentos e aforismos destinados a conduzir o homem ao bem estar - aquela sensação que quando perdura chamamos felicidade. Certamente seus detratores desvirtuaram suas lições sobre a busca do prazer, apequenaram os ensinamentos, por ignorância ou por má fé. Mas o que ficou vale muito e há ensinamentos que resvalam na filosofia oriental, Budismo inclusive.


Seja lá como for, os ensinamentos eram benéficos. Afinal, os epicuristas eram pessoas serenas, felizes, que viviam em paz e fraternidade. Serenidade da qual o próprio Epicuro era o melhor exemplo, oferecido em anos e anos de paz nos jardins de sua escola. Estes fatos foram atestados por muitos, Cícero entre eles.


Aconselha-se a leitura dos ensinamentos epicuristas, sobretudo a quem está perdido, desiludido da vida. Perceberá que há caminhos simples - senão para a iluminação e o conhecimento de todas as verdades - para uma vida tranquila e feliz.


Oferecemos aqui, como gotas de chuva, alguns pequenos exemplos, retirados da Coleção “Os Pensadores” - Volume V - Abril Cultural.


  • O essencial para nossa felicidade é nossa condição íntima: e desta somos nós os amos.


  • A quem não basta pouco, nada basta.


  • Se queres enriquecer Pítocles, não lhe acrescentes riquezas; diminui-lhe os desejos.


  • Vive ignorado.


  • Não temos tanta necessidade da ajuda dos amigos como de confiança na sua ajuda.


  • Recordemos que o futuro não é nosso nem de todo não nosso, para não termos de esperá-lo como se estivesse para chegar, nem nos desesperarmos como se em absoluto não estivesse para vir.


  • Deves servir à filosofia para que possas alcançar a verdadeira liberdade.

Comments


bottom of page