top of page

ESCARPA DEVONIANA

RECOMENDAÇÕES DE EXPOSIÇÕES

Para entender e admirar…



Se você quer entender as razões que levam um grupo de ambientalistas, composto por especialistas geólogos, geógrafos e biólogos, como também por diversas pessoas que apenas amam a natureza, a encetar árdua luta em defesa de uma região protegida por lei, um bom começo é apreciar a exposição fotográfica “Cartografia Mítica da Escarpa Devoniana” no Solar do Barão.


Maria Baptista visitou quatro municípios - Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa e Tibagi - entre os treze que compõem a Área de Preservação Ambiental da Escarpa Devoniana - registrando as riquezas da região. A beleza da exposição, contudo, traz presente a importância da preservação desta área, importantíssima tanto sob o aspecto geológico, antropológico, sociológico e ecológico.


A par da existência de registros do passado, de multifacetado interesse, como fósseis marinhos e pinturas rupestres, a Escarpa Devoniana oculta centenas de cavernas, algumas ainda não exploradas, um patrimônio geológico valioso. Além disso, é o meio ambiente de inúmeras espécies da fauna e da flora, que convivem neste ambiente ao mesmo tempo rústico e frágil. De quebra, guarda expressões culturais preciosas, apresentadas também na exposição.


Maria Baptista consegue, assim, conscientizar por meio da admiração; compreender por meio da contemplação; informar pela ferramenta de belíssimo acervo fotográfico.


Vale conferir!


Cartografia Mítica da Escarpa Devoniana

Exposição Fotográfica de Maria Baptista

Museu da Fotografia do Solar do Barão

De 18 de maio a 18 de julho


Comments


bottom of page