RECOMENDAÇÕES DE EXPOSIÇÕES
Para entender e admirar…
Imagem de Marcos Moreira Marcos por Pixabay
Se você quer entender as razões que levam um grupo de ambientalistas, composto por especialistas geólogos, geógrafos e biólogos, como também por diversas pessoas que apenas amam a natureza, a encetar árdua luta em defesa de uma região protegida por lei, um bom começo é apreciar a exposição fotográfica “Cartografia Mítica da Escarpa Devoniana” no Solar do Barão.
Maria Baptista visitou quatro municípios - Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa e Tibagi - entre os treze que compõem a Área de Preservação Ambiental da Escarpa Devoniana - registrando as riquezas da região. A beleza da exposição, contudo, traz presente a importância da preservação desta área, importantíssima tanto sob o aspecto geológico, antropológico, sociológico e ecológico.
A par da existência de registros do passado, de multifacetado interesse, como fósseis marinhos e pinturas rupestres, a Escarpa Devoniana oculta centenas de cavernas, algumas ainda não exploradas, um patrimônio geológico valioso. Além disso, é o meio ambiente de inúmeras espécies da fauna e da flora, que convivem neste ambiente ao mesmo tempo rústico e frágil. De quebra, guarda expressões culturais preciosas, apresentadas também na exposição.
Maria Baptista consegue, assim, conscientizar por meio da admiração; compreender por meio da contemplação; informar pela ferramenta de belíssimo acervo fotográfico.
Vale conferir!
Cartografia Mítica da Escarpa Devoniana
Exposição Fotográfica de Maria Baptista
Museu da Fotografia do Solar do Barão
De 18 de maio a 18 de julho
Comentários