top of page

PROFESSOR POLVO

Crítica de cinema

Um documentário lindo e tocante.


Imagem de Pixabay

Se você gosta de documentários sobre a natureza, certamente vai gostar de Professor Polvo. Se você tem preferência pelos documentários que tratam da vida marinha, então você vai adorar Professor Polvo. Para estes dois perfis, é uma recomendação garantida.


Professor Polvo - My Octopus Teatcher no original - é um documentário que trata do extraordinário relacionamento verificado entre um mergulhador e um pequeno polvo. Por quase um ano, Craig Foster, um documentarista, desenvolveu um estreito relacionamento com um polvo de uma espécie comum, com cerca de um metro de comprimento. O filme narra as fases deste relacionamento, desde os primeiros contatos, ariscos e desconfiados, até a absoluta confiança e o contato físico. Ao longo de vários meses, Craig acompanhou os hábitos deste animal marinho, da necessidade de alimentar-se até a necessidade de evitar virar alimento.


Esta impressionante relação se deu na África do Sul, numa floresta submarina de algas nas proximidades do Cabo das Tormentas. O cenário é deslumbrante. Tomadas marinhas são sempre maravilhosas, mas a sequência inteira deste filme é de tirar o fôlego. Uma fotografia belíssima, profissional e de extremo bom gosto.


Em Professor Polvo você irá familiarizar-se com este estranho animal, solitário quase a vida inteira. Irá afligir-se quando ele foge de tubarões predadores, torcer por ele quando caça pequenos peixes. Ficará estupefato com a inteligência deste animal, sua rápida adaptação a novas circunstâncias, sua capacidade incrível de mimetizar-se ao meio ambiente. É um mestre da camuflagem. O final é muito comovente, mas… sem spoilers.


Professor Polvo - Netflix, 2020, documentário, 90 minutos, censura livre. Oscar de melhor documentário de longa metragem e várias premiações pelo mundo inteiro.

Elenco - Craig Foster, Tom Foster e o polvo.

Direção - Pippa Ehrlich e James Reed.

Produção - Craig Foster.

Nota - 9

Recomendação - Para qualquer ser humano sensível; imperdível para quem aprecia documentários sobre a natureza.

Adjetivos - Belíssimo, tocante, instrutivo, envolvente.


1 Comment


Valéria Prochmann
Valéria Prochmann
Apr 08, 2022

Parabéns ao autor pelo tocante texto!

Like
bottom of page