top of page

QUEBRANDO MITOS

Crítica de cinema

Mais um documentário vital para entender o nosso país e nossa política.



Imagem promocional.

Quem dera todo eleitor pudesse, antes de enfrentar a urna no domingo, assistir este documentário com o coração desarmado. Aqueles que até agora ainda não enxergaram, talvez, finalmente, abrissem os olhos.


Quebrando Mitos - obra de Fernando Grostein Andrade e Fernando Siqueira - é um trabalho maravilhoso, sensível e corajoso ao mesmo tempo. Partindo de suas próprias impressões, o cineasta narra a vida difícil de todos os oprimidos pelo governo Bolsonaro e resume o efeito a uma frase: mito também pode ser lido como mentira.


Preconceito, homofobia, misoginia, agressões ao meio ambiente e às comunidades indígenas, lentamente o documentário vai desvelando um rosário de sofrimento daqueles que são oprimidos pelo governo e pela sua horda de fanáticos descerebrados. Mostra, por exemplo, como os gays sofrem e cita o exemplo de Jean Wyllys, um homossexual que ousou ocupar um cargo de deputado federal e enfrentar o rolo compressor do preconceito. Jean acabou esmagado pelas ameaças, inclusive ver estupradas e degoladas suas próprias irmãs. Optou por mudar-se do Brasil.


A maneira como Bolsonaro tratou as mulheres, os indígenas, os negros, o meio ambiente, está tudo ali, tratado de maneira séria e objetiva. Ao contrário da redes sociais bolsonaristas, aqui não há fake news. Qualquer pessoa inteligente pode conferir as notícias e os dados em fontes confiáveis para ter certeza. O que está retratado é Bolsonaro cru, tal como ele é, grosseiro, falastrão, corrupto e incompetente.


Os cineastas são homossexuais e sabem o que é sofrer preconceito e opressão. Partem de suas próprias experiências para formar o libelo contra o desgoverno Bolsonaro. Kotscho - do portal UOL - definiu o filme desta forma: filme que faz uma autópsia da grande tragédia brasileira.


Claro, o filme não encontrará eco entre bolsonaristas raiz. Afinal, esses, são todos racistas, homofóbicos, misóginos, agressores do verde e violentos. Mas quiçá todo brasileiro de coração desarmado pudesse assistir este documentário antes de exercer o direito do voto. Certamente asseguraríamos um destino melhor a este país.



Quebrando Mitos - Brasil, 92 minutos, produção independente disponível no Youtube;

Gênero: Documentário

Produtores/Diretores - Fernando Grostein Andrade e Fernando Siqueira

Roteiro - Fernando Grostein Andrade

Nota - 9

Adjetivos - Sensível, importante, necessário.


Comments


bottom of page