top of page

THE MANDALORIAN

Crítica de cinema

Uma boa série para quem quer só passar o tempo…


Imagem de Rodrigo Díaz por Pixabay

Se você, como eu, olhando a realidade deste Brasil do Bolsonaro, às vezes tem vontade de sumir numa galáxia far far away, a série The Mandalorian - Disney streaming, pode ser a solução. Em duas temporadas de oito episódios cada, garanto que ao longo dos 50 minutos de duração de cada episódio, você vai esquecer da pandemia, do governo, dos problemas enfim.


A ideia é de Jon Favreau, navegando no mundo de George Lucas. O protagonista é um caçador de recompensas de um povo quase extinto, exímios lutadores que contam com armaduras quase indestrutíveis e alguns gagdets dignos de 007. Ele se afeiçoa ao fugitivo que devia capturar - nada mais, nada menos, que um filhote jedi. Dito isso, é óbvio que você aproveitará mais a série se já for fã de Star Wars, ainda que isso não seja indispensável para acompanhar a história.


Mas se for um devorador de Star Wars você certamente já entendeu que stormtrooppers são o mais dispensável recurso humano possível em qualquer exército, que eles têm uma mira absurdamente sofrível e que, para serem perigosos, precisam estar na proporção de 100 para 1. Assim, isso não vai lhe causar espanto. Também não causará surpresa que os heróis eliminam adversários com uma indiferença do mais empedernido samurai, sem qualquer hesitação ou remorso.


A despeito destes problemas, comuns a toda saga Star Wars, a diversão é garantida. O roteiro é muito simples, bem verdade, mas funciona. O herói de inexpugnável capacete também consegue cativar a simpatia do público. E o filhote jedi, uma versão miniatura do mestre Yoda, é realmente muito fofinho.


De quebra, os companheiros de aventura são valentemente adequados, os vilões - sobretudo Moff Gideon - poderosa e adequadamente mal intencionados, os droides e as cenas de ação são divertidos, as naves e armas são alucinantes. Tudo sob a sombra dos desígnios de um Império que deseja retomar o poder.


Prevê-se a terceira temporada para o próximo dezembro. Para quem deseja pura diversão descompromissada, recomendamos. Nada além disso. Não espere mensagens profundas, histórias elaboradas ou frases inteligentes. Apenas diversão. Ah, sim… a música tema - de Ludwig Göransson - é muito boa!


The Mandalorian - Netflix da Disney - 2 temporadas - 16 episódios de aproximadamente 50 minutos

Direção - Jon Favreau

Elenco - Pedro Pascal ( Mandaloriano ), Gina Carano ( Cara Dune ), Carl Weathers ( Greef Karga ) e Giancarlo Esposito ( Moff Gideon ).


Avaliação - Nota 7

Recomendação - Para quer apenas diversão sem qualquer compromisso, sobretudo aos fãs de Star Wars.

Adjetivos - Lúdico, divertido e emocionante


Commenti


bottom of page