top of page

THE UNDOING

Crítica de cinema

Um thriller bem conduzido, com boa história e grande elenco.


Imagem de Free-Photos por Pixabay

Gosto muito de séries curtas. Elas têm muitas vantagens. Primeiro: possuem uma proposta e seguem à risca; não são seduzidos pela audiência, nem tentados à adaptações para agradar ao grande público. Segundo: Contam bem uma história, sem enrolações ou episódios filler. Terceiro: você não fica amarrado à série por anos a fio, quase sempre decepcionado com as temporadas que seguem...


Tendo isso em mente, recomendo a todos a série The Undoing, apresentada pelo NOW. São apenas seis episódios, mas que valem a pena. Tratamos aqui de uma série que é um pouco policial, um pouco série de tribunais ( bem ao gosto dos americanos ) e outro tanto de drama.


Se a classificação for indispensável, diria policial. Afinal, a história toda gira em torno de um homicídio em verdade, um brutal homicídio, e a busca pelo culpado. A maneira como a história é contada, porém, eleva a série a um patamar mais elevado. Há suspense, há tensão, há a elaborada psicologia dos personagens. E há sempre uma nota de mistério pendente ao final de cada episódio, bem ao estilo dos melhores folhetins.


Para conduzir a trama, um elenco de peso: Nicole Kidman está maravilhosa, em sua melhor capacidade interpretativa; Donald Sutherland nunca decepciona; e Hugh Grant em seu primeiro papel consistente. Convenhamos: Hugh é um canastrão, sempre derrapando em péssimos desempenhos. Para mim, como canastrão, nada supera sua interpretação em Razão e Sensibilidade ( onde ele está realmente péssimo ). Mas ele é regularmente ruim, como em Mickey Blue Eyes ou em Um Lugar Chamado Notting Hill. Nesta série, pela primeira vez, posso aplaudir Hugh Grant.


O elenco de apoio é competente; a direção segura e criativa. Alguns podem dizer que o roteiro derrapa em certos momentos, porque alguns personagens cometem erros primários. Para não correr o risco de dar alguns spoilers posso apenas dizer que assim é na vida real, onde os seres humanos estão constantemente cometendo erros patéticos.


Tudo considerado, uma excelente série para um bom entretenimento, sujeita a uma maratona no fim de semana.


The Undoing - 2020 - Série em uma temporada de seis episódios de aproximadamente 60 minutos, apresentada pela NOW.

Gênero: policial, drama. Sub-gênero: Tribunal.

Direção: Suzanne Bier

Roteiro: David E. Kelley

Elenco: Nicole Kidman ( Grace ), Hugh Grant ( Jonathan ), Noah Jupe ( Henry ) e Donald Sutherland ( Franklin ).


Avaliação: Nota 8.

Recomendação: Excelente série policial, com muito drama e relações familiares. Temática de julgamento também é interessante. Às famílias mais puritanas recomendo a observação à censura de 16 anos, pois há um nu frontal no primeiro episódio.

Adjetivos: envolvente e instigante.


Σχόλια


bottom of page